Resenha sobre crescimento microbiano
Alunas:
Disciplina: Microbiologia e Imunologia Existem duas categorias de fatores essenciais para o crescimento microbiano que podem ser classificados em fatores físicos e químicos.Entre os fatores físicos estão temperatura, o ph e a pressão osmótica.Fontes de carbono,nitrogênio,enxofre,fósforo, oligoelementos, oxigênio e fatores orgânicos constituem os fatores químicos.
As bactérias podem ser classificadas de acordo com a temperatura ótima que elas crescem em psicrófilos (-10 -20°C), psicrotróficos (0-30°C), mesófilos (10-50°C), termófilos (40-70°C), hipertermófilos (70 a 110°C), sendo que a maioria cresce bem nas temperaturas ideais para os seres humanos (bactérias mesófilas). As bactérias não apresentam um bom crescimento em temperaturas extremas e sim em temperaturas intermediárias a sua faixa de desenvolvimento, consideradas temperaturas ótimas de crescimento. A temperatura ótima de muitas bactérias patogênicas fica em torno de 37°C.
A maioria das bactérias cresce um ph próximo a neutralidade, com pequenas variações em torno de ph 6,5 a 7,5. As bactérias que são capazes de crescer em ph ácido são chamadas de acidófilas e a alcalinidade inibe o crescimento microbiano.
O conteúdo celular dos microorganismos é composto de aproximadamente 80 a 90% de água e retiram dela a maioria dos seus nutrientes orgânicos. Quando esses seres são expostos a um ambiente hipertônico, eles perdem água por osmose para o meio, causando plasmólise do citoplasma.Ao contrário quando esses microorganismos são expostos uma solução hipotônica,a água tende a entrar dentro da célula causando lise celular. A adição de sais aumenta a pressão osmótica e é usada para a preservação de alimentos, mas alguns microorganismos conseguiram se adaptar a esse meio, são os halofílicos extremos ou obrigatórios, que necessitam de altas concentrações salinas para sobreviverem e ainda há os halofílicos facultativos , que são capazes de sobreviver em altas