Enfermagem
Atividade em grupo (por município ou estado)
Tarefa em grupo semipresencial – Dimensões da alimentação “Considere que o homem se alimenta não só por necessidade biológica ou fome. Há uma série de aspectos sociais que podem influenciar quando, o que, porque e como comemos. São exemplos desses aspectos a mudança de preços ou a disponibilidade de alimentos, a vontade de emagrecer ou de ganhar massa muscular, uma doença ou a busca por saúde.
Além disso, esses fatores podem influenciar como percebemos significados de um alimento ou ato alimentar. Pense, por exemplo, sobre as conclusões que você pode chegar sobre um aluno que compra seu lanche em uma cantina e sobre outro que trás um pão com margarina embrulhado em um pano de prato. Ou, ainda, sobre alguém que consome diariamente quinoa, linhaça e arroz integral, ou sobre uma pessoa que só escolhe carnes como salmão e filé mignon.
Podemos considerar esses fatores como dimensões da alimentação, que influenciam no que comemos e na maneira como percebemos os alimentos. Nesta atividade o grupo de cada município/estado vai discutir uma dessas dimensões, conforme quadro a seguir. Reúnam-se e discutam o respectivo tema.
O resultado que esperamos é uma lista de exemplos cotidianos sobre esses fatores. Não é para pensar só em coisas negativas. Pensem em como, de uma forma geral, somos afetados por esta dimensão. É claro que os exemplos podem afetar a algumas pessoas e não afetar a outras. Não fiquem com receio de que um exemplo possa ser de outra dimensão, pois em geral muitos fatos se repetem em várias dimensões.
Exemplo – dimensão higiênico-sanitária: surtos de infecção ou intoxicação alimentar influenciam a imagem sobre determinados alimentos (maionese, palmito, açaí, etc.); comida de ambulantes não aparenta higiene; recusa de alimentos que não parecem frescos; recusa de restaurantes que parecem sujos; olhar prazo de validade e embalagem;