Transistores
As principais partes da fresadora são:
- Base: É o componente que tem como função suportar toda a máquina e funciona também como reservatório de fluido refrigerante. Normalmente os apoios possuem ajustes para nivelamento da máquina no piso.
- Coluna: É a estrutura principal da máquina. Normalmente comporta o sistema de acionamento e também dos motores. Possui as guias (barramento) do movimento vertical.
- Eixo principal: É um das principais partes da máquina, pois serve de suporte à ferramenta e lhe dá movimento. Este eixo recebe o movimento através da caixa de velocidade.
- Mesa: É a parte que acomoda as peças que serão usinadas, diretamente montadas sobre ela ou através de acessórios de fixação (morsa, cantoneira, aparelho divisor, calços reguláveis), razão pela qual a mesa tem ranhuras destinadas a alojar os parafusos de fixação.
- Carro transversal: É uma estrutura de forma retangular, na qual a parte superior se desliga e gira a mesa em um plano horizontal. Na base inferior, por meio de guias, o carro transversal está acoplado ao suporte da mesa, sobre o qual desliza, por meio de fuso e porca, podendo ser acionado manual ou automaticamente através da caixa de avanços.
- Suporte da mesa: É a parte que sustenta a mesa e seus mecanismos de acionamento. É uma peça que se desliza verticalmente no corpo da máquina através de guias, por meio de um parafuso telescópico e uma porca fixa. Quando necessário, para alguns trabalhos, imobiliza-se por meio de um dispositivo de fixação.
- Caixa de velocidades do eixo principal: É formada por várias engrenagens que podem acoplar-se com diferentes relações de transmissão, para permitir uma grande variedade de velocidades do eixo principal. Normalmente encontra-se alojada internamente na parte superior do corpo da máquina. O acionamento é independente da caixa de avanço, o qual permite determinar criteriosamente as melhores condições de corte.
- Caixa de velocidades dos avanços: É