Resenha sobre comportamento organizacional
Introdução
O “Comportamento organizacional” nada mais é do que a forma como uma organização interage com o ambiente e seus indivíduos, as pessoas que pertencem ou que convivem com uma organização.
Mas, o que é uma organização?
É um conjunto de pessoas que se unem por um objetivo comum, são empresas, estabelecimentos, polos comerciais, etc. São formadas por pessoas que nela trabalham ou interage direta com ela.
Nos próximos tópicos, abordaremos alguns pontos que envolvem uma visão mais ampla sobre este comportamento e como ocorre esta interação com o ambiente em que se encontram. Entender este comportamento é um fator decisivo na dinâmica de manutenção e na melhora da gestão dessas pessoas.
Apresentando: a Organização
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As “ameaças” às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no ambiente sócio econômico requerem cada vez mais habilidades humanas com um alto grau de refinamento. Em num modo geral, investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Estas questões também são conhecidas como “variáveis” no campo de estudos das organizações. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Pode-se dizer, então, que Comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações, uma vez que estes estão em constante processo de mudança.
Ao longo da história, considera-se que as teorias e práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje