Resenha sobre bsc
De acordo com os conceitos apresentados, o BSC – Balanced Scorecard é uma abordagem estratégica de longo prazo sustentado em um sistema de gestão, comunicação e medição da performance, cuja implementação permite criar uma visão partilhada dos indicadores coorporativos em setores com objetivos atingir a todos os níveis da organização, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa com objetivos e medidas tangíveis.
O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada a contadores é utilizada também pelos executivos para tomada de decisões em relação a respeito a suas operações, processos de produções, seus objetivos, produtos e clientes.
Quatro são as perspectivas do modelo dos elementos de controles estratégicos e gestão do Balanced Scorecard adequados em diversas empresas e setores do mercado:
- Financeiro
-Clientes
- Processos internos do negocio
- Aprendizado e Crescimento
FINANCEIRO
Medir e avaliar resultados, proporcionando o desenvolvimento e a necessidade de crescimento alinhado com a estratégia dos indicadores financeiros, como o valor econômico agregado, retorno sobre os investimentos, redução de custos, aumento de receitas, entre outros objetivos financeiros.
CLIENTES
Identificar indicadores importantes na concepção dos clientes, visando às medidas do êxito no segmento de mercado, como nível de satisfação dos consumidores, aquisição de clientes, lucratividade dos clientes e participação de mercado.
PROCESSOS INTERNOS
É um importante indicador para no futuro alcançar sucesso financeiro através das diretrizes para seus objetivos após as duas primeiras perspectivas.
O processo interno possibilita identificar as necessidades dentro da organização como processo operacional, serviços pós-vendas, abrangendo os processos de inovação buscando melhorias dos processos internos.
APRENDIZADOS E CRESCIMENTOS
Capacidades de identificar a disposição para