Resenha sobre administração pública
Pedro Odeh – 10/0119417
O artigo começa contando sobre a noção sobre paradigma que acabou por detectar uma visão de consenso sobre os problemas que a sociedade enfrenta que são pertinentes. A partir disso, o paradigma no Brasil revelou-se uma associação à noção pública.
A partir disso, observou-se que no Brasil os estudos sobre administração pública tiveram um forte aumento na década de 80, onde pode-se dividir em duas partes entre pré e pós. Na primeira parte observaram que a gestão se preocupou mais em retratar estudos sobre o aparelho do Estado através da ótica administrativa e após isso acontece uma variação entre períodos de crise e fragmentação do mesmo. Já nos anos 90, o estudo muda o foco para as questões públicas, através de um enfoque organizacional.
Passados esses períodos é possível ver que a análise da qualidade da gestão do Estado para a sociedade tornou-se um instrumento de estudo muito importante, visando algo jamais antes sido tão procurando publicamente buscando um bem estar geral para toda a civilização. A sociedade se interessou e quis saber como e onde funcionavam as ferramentas do poder governamental e se elas eram eficientemente voltadas para o público.
Assim, o público no período de 1937-79, foi totalmente direcionado a ações das ferramentas que o Estado possuía para fazer o seu governo e assim implementar a sua gestão e já no período pós-crise, é possível ver que a sociedade “acorda” para as ações tomadas pelo Estado que devem ser obrigatoriamente usadas em prol do bem do povo para e assim criando um amplo conceito de noção de conceito