Resenha Smith and Bond
Atividade: Resenha: Understanding Social Psychology Across Cultures: Living and working in a changing world. Smith, Bond, Kagitçibasi (2006)
O objetivo principal do estudo é avaliar como a psicologia transcultural pode contribuir para entender as mudanças socioculturais que estão ocorrendo em todo o mundo. Observa-se, com a globalização, que as pessoas estão vivendo culturas diferentes de duas formas, tanto convivendo com estrangeiros dentro do seu ambiente, ou indo morar em outros países. O estudo da existência de diferenças ou similaridades entre grupos e culturas é um dos desafios da psicologia transcultural que gera um questionamento se haverá um dia uma monocultura global.
Estudos sobre o tema ocorrem em vários países sob diferentes perspectivas e por isso os autores apontaram diversos aspectos relacionados à psicologia transcultural: (a) é importante ter um entendimento sobre a diferença entre a análise no nível individual e no nível cultural. É preciso distinguir entre a experiência do indivíduo e o contexto cultural no qual ele vive. Cada local possui um estilo de vida diferente, com ambientes diferentes. É importante diferenciar os atributos universais dos atributos específicos de um grupo; (b) é preciso realizar testes consistentes para validar diferenças transculturais que se desejam encontrar. As medidas devem ser uniformes e compreensíveis de forma que sejam comparáveis e aplicáveis a todos os envolvidos na pesquisa.
Além dos testes, a coleta de dados deve ser cuidadosamente bem elaborada de forma a não prejudicar o estudo; (c) é preciso ter evidências de que as medidas são confiáveis e válidas em todos os grupos culturais. Por isso, é necessário também considerar os possíveis vieses da pesquisa.
Sob a perspectiva da pesquisa, os autores apresentam três estágios de aplicação de estudos de avaliação das diferenças culturais: (1) estágio 1 - a replicação ocorre quando se utiliza o