Resenha saberes profissionais
DISCIPLINA: PRATICAS DE ENSINO DE QUÍMICA I
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
GRADUANDO: THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA
RESENHA: SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES E COHECIMENTOS UNIVERSITARIOS - Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério.
TARFID, M. Faculté des Sciences de l’Éducation, Université Laval. Revista Brasileira de Educação. 2000, Nº 13. p. 5-24.
O artigo trata, de uma forma geral, sobre os saberes - podendo estes ser classificados como competências, habilidades, conhecimentos entre outros - e esta estruturado em três tópicos que norteiam a discussão do tema: quais saberes são de fato utilizados pelos professores no cotidiano da sala de aula, como esses saberes se relacionam com os saberes produzidos pelos pesquisadores da ciência da educação e quais benefícios essa relação poderia trazer a profissionalização do ensino e a formação de novos professores.
Observa-se, na maior parte do território mundial, que o ensino tem se convergido para a profissionalização dos educadores, principalmente dos professores. Partindo desta ideia a maioria dos dirigentes políticos da área da educação, as reformas das instituições educativas e as novas ideologias da formação têm sido embasadas nessa tendência. Objetiva-se com isso elaborar um conjunto de conhecimentos e fixar padrões para a formação de professores e, assim, seu exercício se torne uma profissão segundo as definições desta.
Cabe lembrar que nos últimos 20 anos tem se mostrado evidente a desvalorização do profissionalismo. Essa falta de prestigio acaba por se contrapor contra os ideais de reforma do ensino para a profissionalizão.
Segundo o autor, epistemologia da pratica profissional é o estudo do conjunto dos saberes realmente utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas. E cabe a este ramo de estudo questionar a