Resenha - romanceiro da inconfidência
CARVALHO, José Murilo. A Formação das Almas: O Imaginário da República no Brasil. 21ª ed. São Paulo: Companhia das Letras. 2012.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 2ª. Ed. São Paulo: EDUSP. 2009.
MAXWELL, Kenneth. A Devassa da Devassa: A Inconfidência Mineira Brasil e Portugal 1750-1822. 6ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
Biografia da autora.
Cecília Meireles foi uma poetiza, professora, pintora e jornalista sendo considerada uma das vozes mais importantes da literatura brasileira de todos os tempos. Sua estreia na poesia aconteceu em 1919 com a publicação de Espectros e posteriormente publicou inúmeros livros. Ela apesar de ser influenciada pelo romantismo ainda apresentava os traços do simbolismo e perambulou pelo romantismo, classismo, gongorismo, parnasianismo, realismo e surrealismo.
Como jornalista teve importante atuação com as suas publicações na área da educação e em 1934 fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil e a sua obra também possui livros de poesia infantil como: “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina”, “O menino azul” e muitos outros foram publicados por ela na nessa seara. Estes poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características de sua poesia). No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Cecília de Meireles faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.
Principais obras.
Espectros, 1919
Nunca mais, 1923
Poema dos Poemas, 1923.
Baladas para El-Rei, 1925.
O Espírito Vitorioso, 1929.
Saudação à menina de Portugal, 1930.
Romanceiro da Inconfidência, 1953.
Resumo.
Na idade média, o romance era o nome dado a uma obra poética narrativa e, portanto, a reuniões de