Resenha Remuneração
Resenha
De acordo com o autor Wood as formas tradicionais de remuneração podem atender as necessidades e estratégias das empresas até certo ponto, uma vez que nos encontramos em uma era de grandes mudanças.
É necessário que a empresa analise seus planos de negócio e sua estrutura a fim de encontrar o modelo de remuneração mais adequado. Não é necessário descartar completamente os formatos tradicionais, mas adequá-los, podendo fazer uso de alguns de seus componentes juntamente com outros componentes de planos de remuneração mais atuais, por exemplo.
Trabalhar os critérios de remuneração apenas baseando-se em cargos hoje já não atende muitas empresas e também não satisfaz os colaboradores, pois muitas já não fazem uso das definições rígidas de funções e tarefas, além de que hoje as empresas visam competências e habilidades, portanto, remunerar baseando-se apenas nas características de um cargo, quando cobramos além disso e valorizamos quem apresenta competências e habilidades importantes para o negócio, precisamos de fato repensar nos processos de remuneração.
A importância de se atualizar nesses processos se dá também para amenizar as críticas que obtemos quando fazemos uso dos modelos tradicionais. Hoje trabalhamos com colaboradores com diversas características distintas e as empresas valorizam a diversidade e a inovação, que hoje é considerada uma das atitudes mais valorizadas.
Sendo assim, devemos evitar pontos como inibir a criatividade ou a falta de encorajamento para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, entre outros, que estão presentes quando falamos desses modelos. E abrirmos espaço um sistema mais justo, que evita desperdícios e favorece a aplicação de feedbacks, quando se trata de modelos por competências e habilidades, de acordo com Ênio.
Ênio Resende, assim como Wood, fala sobre a importância das empresas reverem seus modelos de remuneração, porém traz informações do modelo por Competências e