Resenha REICH, Wilhelm. Análise do Caráter.
SOCIDADE DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS E HIPNOSE APLICADA
ANÁLISE DO CARÁTER
PARTE I - TÉCNICA
FEIRA DE SANTANA
2011
LÉLIA CARVALHO MACEDO
ANÁLISE DO CARÁTER
PARTE I - TÉCNICA
Trabalho solicitado pela professora Ivone Matos Cerqueira como avaliação parcial da disciplina Psicanálise II.
Feira de Santana
2011
REICH, Wilhelm. Análise do Caráter. - 3ªed - São Paulo: Martins Fontes, 1998. Pág. 17-140.
A análise do caráter fundamenta-se essencialmente em minuciar os traços do caráter de cada empecilho do progresso analítico. Após essa descoberta é possível abandonar e seguir com a análise.
A obra parte inicialmente da ideia de encontrar melhores resultados para o tratamento das resistências. A técnica de Reich afronta os psicanalistas na medida em que estes a entendem como uma modificação da técnica da psicanálise, já que a análise do caráter retira o paciente do divã e o coloca sentado frente a frente.
Nesse contexto, a análise enfrenta as resistências em seguida ao seu aparecimento de maneira direta, incisiva, persistente e profunda, o objetivo era incorporar ao método, análise das palavras, expressões gestos e posturas do paciente, portanto, além de encadear associações verbais, a análise do caráter se forma também em interpretar expressões emocionais. A técnica da análise do caráter se solidificou a ponto de incorporar sensações fisiológicas dos pacientes, expressão corporal extinguindo a palavra até atingir o estágio gestacional. O objetivo da técnica vinculava-se a eliminar bloqueios que impedisse o desenvolvimento saudável infantil, ou seja, consistia numa profilaxia das neuroses. Ainda conforme Reich, criar indivíduos com atitudes negativas, repressoras, e com repugnância frente a vida e o ato sexual, pode ser percebido pelo modo de contrair o corpo com movimentos característicos de tensão muscular o que resulta num impedimento da circulação da energia;