gestao
4 etapas do planeamento 1. Planear (definir objetivos; estabelecer planos de ação; determinar orçamentos); 2. Organizar (departamentalizar; precisar as relações de autoridade; definir tarefas); 3. Dirigir (formar; comunicar; motivar); 4. Controlar (medir os resultados atuais; comparar os resultados com os padrões; tomar as medidas corretivas)
Importância do plano e orçamento 1. Dá a orientação; 2. Definição dos objetivos globais e por área de atividade; 3. Descentralização e participação no desenvolvimento da empresa conforme a estratégia delineada; 4. Permite a coordenação do trabalho; 5. Identificação das áreas para melhoramento do desempenho; 6. Reduz desperdícios e redundâncias.
Princípios do controlo de gestão 1. Os objetivos da empresa são de ordem diversa pelo que os instrumentos de controlo de gestão não se referem apenas à dimensão financeira; 2. Descentralização das decisões e a delegação da autoridade são condições do exercício do controlo de gestão; 3. O controlo de gestão organiza a convergência de interesses entre cada divisão ou sector e a empresa no seu todo. Concordância com a estratégia global; 4. Os instrumentos de controlo de gestão são concebidos com vista à ação e não apenas à documentação ou burocracia; 5. O horizonte do controlo de gestão é fundamentalmente o futuro e não apenas o passado; 6. O controlo de gestão atua muito mais sobre os homens do que sobre os números. Atua em cima de procedimentos. Base comportamental; 7. O sistema de sanções e recompensas é parte integrante do controlo de gestão. Conduz a um sistema de incentivos. 8. Os atores de primeira linha no controlo de gestão são muito mais os responsáveis operacionais do que os