Resumo: Escolas de Psicologia
QUESTÕES ORIENTADORAS DE ESTUDO
SIGMUND FREUD
1. Quais aspectos da vida de Freud podem ser considerados relevantes na constituição de sua teoria?
O momento socioeconômico e cultural em que viveu, sua relação com a mãe e a família, o judaísmo, seu gosto por literatura clássica, a própria vivência de sintomas neuróticos, ambição pela fama (que o fez escolher a medicina), a vivência do câncer (mesmo que no final de sua carreira), os estudiosos com quem trabalhou, os quais defendiam ideias positivistas, reducionistas e fisicalistas.
2. Defina instinto de vida e de morte, e comente a aceitação desses conceitos à época.
O instinto de vida, ou Eros, tem como objetivo as unicidades, formando-as e preservandoas; unicidades como a sobrevivência da espécie e sua continuidade.O objetivo do instinto de morte, pelo contrário, é fazer desconexões e causar destruições. Pode-se supor que seu objetivo primário é retornar o que é animado ao seu antigo estado inorgânico.
Biologicamente, os dois instintos básicos (Eros e Tanatos, como foi mais tarde chamado) operam um contra o outro ou de modo a neutralizar-se mutuamente. Podemos tomar como exemplo o amor que, derivado do instinto sexual, pode neutralizar o ódio derivado do instinto de morte ou substituí-lo por completo, e vice-versa.
3. Em que aspectos os princípios da homeostase se aplicam à teoria psicanalítica freudiana. 5
A teoria homeostática prevê que há sempre um desequilíbrio interno que o organismo busca regular para manter uma condição estável. Podemos relacionar a teoria da pulsão freudiana a essa concepção, onde o conflito entre os desejos (id) e o censor (superego) é gerador de tensão que buscamos aliviar.
4. Estabeleça um paralelo entre a 1º e 2º tópicas freudianas.
Primeira tópica: a metáfora do ice-berg. 3 instâncias: inconsciente como morada dos desejos (primeiramente sexuais), pré-consciente dotado de um censor que regulava os desejos inconscientes e os passava para a