Resenha Racismo Ambiental
Lista de Exercícios 1
1- O texto trata da interação entre a demografia, crescimento populacional e seus reais impactos no meio ambiente. Traz criticas a lógica Neomalthusiana e afirma que o crescimento populacional agrava os problemas ambientais, mas para-lo não afetará de maneira positivamente impactante na conservação do meio ambiente, uma vez que os que aqui vivem explorarão, da mesma maneira, no geral, os recursos naturais disponíveis.
2- O texto busca desconstruir a ideia de que a teoria Neomalthusiana pode explicar porque e como melhorar as condições do meio ambiente baseando-se em medidas de controle populacional, no entanto, devemos considerar que a poluição, o gasto de recursos naturais, etc, é em grande parte feita por uma minoria da população, é claro que não podemos desconsiderar os gastos usuais de água, energia, alimentos, etc. da população como um todo, mas, este representa ínfima parcela quando nos voltamos as grandes produções, além de que pessoas “pobres” não consomem esse tipo de serviço/produtos de forma veemente, o que acentua a diferença pontual da teoria Neomalthusiana da realidade.
3- Crescimento Vegetativo é a diferença entre índices de natalidade e mortalidade, esta taxa indica a quantidade de nascidos vivos que conseguem atingir uma idade mínima, ela auxilia na classificação de uma população, se tem boas expectativas de vida/crescimento, saneamento básico, avanços na medicina, etc.
4- Alguns dos fatores são: oportunidade de emprego, desenvolvimento da economia em determinado local, fuga de condições precárias, urbanização, política, etc. É visível a ganância do ser humano, e onde há alguma chance de lucro, nasce o desejo de explorar, sem preocupações com o impacto ambiental que esse investimento pode trazer ao solo, ar, água e até mesmo as biotas locais.
5- Os principais problemas que podemos citar são: chuva ácida, poluição do ar, enchentes, contaminação radioativa, esgotamento