Resenha psicologia fenomenologica existencial
MODELO DE RESENHA ADAPTADO DE CAMON
Resenha adaptada como conteúdo na disciplina de Psicoterapias de Base Fenomenológica Existencial, referente ao VIº Período do curso de Psicologia.
Professora: Fabiane
PALMAS –PR
NOVEMBRO/2010.
O ATENDIMENTO INFANTIL NA ÓTICA FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL SUICÍDIO INFANTIL: O ESACARRO MAIOR DO DESESPERO HUMANO
Sabe-se que a maior incidência de suicídios é na adolescência, sendo que em alguns casos há crianças que já estavam em busca desta destruição pelo fato de não conseguirem lidar com os seus sofrimentos. Por conta dos profissionais de saúde terem dificuldade de aceitação em vista do suicídio em crianças, confere à ocorrência de dar outro nome para esse tipo de tentativa de suicídio. Sabe-se também que os hospitais públicos são os que mais registram casos de suicídio pois redes particulares não são confiáveis. Segundo Camon, os casos de tentativa de suicídio atendidos em redes particulares são mascarados, ou seja, possuem diagnósticos diferentes ou ainda alterados. Atrela- se a esses pacientes um diagnóstico de acidentes. Nos hospitais particulares só refere-se a suicídios quando há uma ocorrência maior que o esperado que não comporta outro diagnóstico além de suicídio. O autor ainda nos coloca que essas pessoas que tentam suicídio apresentam um desespero elevado, não conseguindo lidar com sua angústia acabam por tentando um método mais fácil de aceitação de sofrimento, é ainda necessário saber qual a intencionalidade dessa criança diante desse fato alarmante.
Atrás do ato de destruição sempre está um pedido de ajuda de alguém desesperado frente às vicissitudes da vida. (Camon, apud FARBEROW², pg 122).
Cabe-se dizer que a vítima de tentativa de suicídio é alguém que se encontra em alto sofrimento e