resenha bases do pensamento fenomenol gico existencial em JAMES
1686 palavras
7 páginas
Universidade CeumaDisciplina: TTP-FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL
Resenha do Artigo Bases do Pensamento Fenomenológico e Existencial em William James.
São Luís-2015
Nair Mara Sousa Abrão.CPD:013839
RESENHA
LOPEZ, Ana Maria;FEIJOO,Calvo de Bases do pensamento fenomenológico
E existencial em William James, Psicologia Ciência e Profissão, Brasília DF:
Conselho Federal de Psicologia V.33, N.4,P.840 -851,2013
A leitura do artigo bases do pensamento fenomenológico e existencial em William James e a discussão em sala de aula serviram de base para a elaboração da presente resenha. Desta forma foi possível compreender os diferentes posicionamentos em que James estudou a consciência como método e prática clínica, no entanto é impossível falar das temáticas jamesianas, sem organizá-las em três momentos distintos que constituem o pensamento de James no que diz respeito a noção de consciência. Para então analisarmos o legado de William á fenomenologia e a filosofia da existência.
O primeiro momento corresponde ao pragmatismo no qual consiste a ideia de tudo que for prático e útil, baseia-se na verdade como forma solucionadora imediata dos problemas que o homem se depara no seu cotidiano, porque só assim essa verdade facilitaria a vida do sujeito uma vez que tal verdade corresponde as ações humanas, e considera o prático como critério de verdade.
No segundo momento William destaca o funcionalismo como teoria que enfatiza o estudo da mente em função de sua utilidade para a adaptação ao meio, ou seja essa perspectiva está interessada nos processos psicológicos e não no conteúdo. Esse movimento foi fortemente influenciado pela teoria evolutiva de Darwin, que defende que aquele que se adaptasse melhor ao ambiente tinha mais chances de sobrevivência.
O terceiro momento, destacamos o empirismo na qual James afirma que a consciência é a função de conhecer da própria experiência, ou seja todo o processo de saber deve ser