Resenha Pronta Apego
VALDECI SOUTO MAGALHÃES
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
GUANAMBI-BA
2014
VALDECI SOUTO MAGALHÃES
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DA MATEMÁTICA
Portfólio apresentado a disciplina de Matemática, como requisito parcial para conclusão do 3º ano de Ensino Médio, sob a orientação da Profª Ana Lúcia Alves de Araújo Ferreira.
GUANAMBI-BA
2014
BOWLBY, J. Comportamento de apego e Ontogênese do apego no ser humano. Apego e perda: a natureza do vínculo. Vol.1.(Tradução de Álvaro Cabral). 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.p 219-435.
O texto a seguir objetiva-se a analisar o comportamento de apego e Ontogênese do apego no ser humano descrito no livro apego: a natureza do vínculo de John Mostyn Bowlby. O apego, a perda e a separação, são três temas básicos que fazem parte de seus trabalhos, e para estes elaborou argumentos através de pesquisas e estudos relatando como se dá a relação entre o bebê e seu provedor de segurança e conforto sendo na maioria das vezes a mãe..
O autor aborda primeiramente discussões sobre o comportamento do apego como uma conduta universal. A partir de seus estudos descarta a ideia do impulso primário associando como uma relação entre o bebê e sua mãe que esta não se desenvolve pela alimentação; mas sim, pelo sentimento de segurança.Os comportamentos de apego se referem a um conjunto de condutas inatas exibidas pelo bebê, que promove a manutenção ou o estabelecimento da proximidade com sua principal figura provedora de cuidados, a mãe, na maioria das vezes. O repertório comportamental do comportamento de apego inclui chorar, fazer contato visual, agarrar-se, aconchegar-se e sorrir. Assim, comportamento de apego é definido como: Qualquer forma de comportamento que resulta em uma pessoa alcançar e manter proximidade com algum outro indivíduo, considerada mais apta para lidar com o mundo.
Bowlby realizou experiências sobre a relação de apego entre os animais e verificou por exemplo