HOMEM EM SOCIEDADE - Surgimento da cultura na humanidade
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
CAMPUS CHÁCARA SANTO ANTONIO - MATUTINO
NP1 – 10º SEMESTRE
HOMEM EM SOCIEDADE
Flávia A S Santos – A71957-1
SÃO PAULO
2015
1 - O surgimento da cultura na humanidade.
Sabemos que o termo “cultura” não é utilizado apenas para descrever o conjunto de conhecimentos e tradições de um povo. Há inúmeras formas em seu uso, e esse termo pode servir para diferenciar pessoas de acordo com seu status ou ainda para afirmar a superioridade de alguns povos sobre outros.
Portanto há questões éticas envolvidas com esse conceito. Nosso comportamento baseado em valores e tradições, que chamamos de cultura, modelou a evolução até mesmo biológica de nossa espécie. Compreender como isso se deu, modifica nossa ética de relação com o meio ambiente.
Ao final deste tema, você poderá confrontar as noções de cultura do senso-comum que remetem a hierarquias sociais de educação e formação de valores, com a visão científica que universaliza a condição cultural humana. Poderá também identificar a importância da cultura como mediadora das relações humanas e nossa capacidade de comunicação por meio dos símbolos. Identificar a pesquisa antropológica como instrumento de aproximação entre diferentes universos culturais.
1.1 O conceito de cultura através da História.
A antropologia propõe que a cultura é a base de nossa forma de encarar o mundo à nossa volta e dar formas e significados a ele. Mas afinal, em que momento de nossa evolução o ser humano passou a viver distante da natureza e dos instintos, e passou a depender da cultura? Ou ainda, como podemos relacionar a evolução de nossa espécie e a influencia da cultura no desenvolvimento geral da Humanidade? Somos seres culturais, portanto todo o nosso comportamento depende de uma combinação complexa entre características inatas (que fazem parte de nossa natureza, nossa carga genética) e meio sociais.
Vamos considerar que grande parte das coisas que