Resenha Programa Nacional Qualidade
MEG – Modelo de Excelência da Gestão
Sendo o carro chefe da FNQ (Fundação Nacional da Qualiade), o MEG se mostra como uma ótima ferramente para concretizar a missão das organizações, estimulando e apoiando as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução da sua gestão, tornando-as sustentáveis, cooperativa e geradoras de valor para os stakeholders.
Possibilitando a avaliar o grau de maturidade da gestão e o levantamento de processos gerenciais resultados organizacionais, o modelo proporciona a compreensão do mercado e do cenário local onde a organização atua e se relaciona.
O Modelo de Excelência da Gestão está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua,de acordo com o ciclo de PDCL - Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (aprender). São eles:
1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.
2. Atuação em rede: desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.
3. Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.
4. Inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.
5. Agilidade: flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes