resenha processos
Processos Industriais
Processo de Produção da mandioca
O cultivo da mandioca se destaca entre as outras plantas cultivadas pelas suas inúmeras utilidades e somente alguns processos serão citados abaixo, sendo utilizada na culinária, para a fabricação de amido, na alimentação de animais, entre muitas outras utilidades. É uma planta que tem seu maior rendimento durante a seca e sua colheita ocorre de 8 a 10 meses para as de uso culinário e o ano todo para as de uso industrial. Quanto à classificação dos cultivares podem ser classificadas em mansos e bravos, dizemos que a mandioca é brava quando seu teor de acido cianídrico é maior que 100 mg/kg, é geralmente transportados em caminhões abertos e possui grande de variedade de cores e textura. Para o uso culinário é produzida a mandioca conhecida como mansa ou mandioca doce.
O processo da fabricação da farinha de mandioca deve ocorrer em 24 horas de sua extração e ocorre da seguinte maneira, a mandioca é colhida e transportada para a fecularia, onde passa por processo de lavagem, logo após é descascada e ralada, depois de descascada ela é ralada para passar pela etapa de prensagem, após a prensagem passa pelo processo de desintegração, peneiramento, selagem e por fim é embalada.
A farinha tipo baiana é produzida de modo rudimentar, sendo ainda manual. Cada pessoa descasca 150 kg/dia, logo após a mandioca é lavada em agua de boa qualidade, logo após é triturada e ralada, a massa resultante cai em um tanque, coloca-se a massa em sacos dentro de tambores onde o torno realizará o processo de prensagem que acontece também de forma manual, este processo não pode levar mais de duas horas, após a prensagem é retirada a massa que esta em forma de bloco e precisa ser triturada para formar a farinha que ainda passa por um forno para reduzir ainda mais a umidade e secar a farinha. O resultado é a farinha branca e fina.
Polvilho é sinônimo de fécula, pode ser doce ou azedo e é extraído das raízes de