Resenha processos que processos
Hoje em dia, as empresas têm várias opções para organizar seus objetivos e sua estrutura. A estrutura por processos citada no artigo “processos que processos” é uma dessas alternativas que algumas empresas ainda não conhecem ou não adquiriram essa estrutura.
As empresas procuram se organizar de uma forma para conseguirem ter um melhor desempenho, uma maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço no tempo certo, buscam uma melhor qualidade e uma empresa se organizado por processos consegue analisar todos os recursos e etapas para chegarem ao produto final com sucesso, conseguindo também, uma integração de esforço de seus colaboradores e um maior aprendizado.
A análise de processos nas empresas vem desde o pedido do cliente realizou à entrega desse produto enfatizando todas as etapas, pois tudo é importante para que esse produto seja entregue conforme o cliente deseja.
As empresas estruturadas por processos opera efetivamente de forma horizontal, não há hierarquia na tomada de decisão, todos que estão envolvidos no projeto do produto ajudam a chegar na melhor forma de realizar a tarefa, mostrando que são uma equipe. E quando surge um problema a empresa, como uma equipe, busca a melhor alternativa para o resolver.
Para organizar a empresa por processo de negócio, a empresa precisa colocar foco no seu cliente externo, já que os processos começam e terminam nele, começando com o entendimento exato do que o cliente deseja e terminando com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja.
Hoje em dia, surge uma inovação, um jeito ou modo diferente de lidar com cada situação dentro de uma empresa ou em seu dia a dia. Como por exemplo, as empresas podem ser organizada por uma série de fatores ou funções, com hierarquia ou horizontada, sendo funcional ou estruturada por processos ou com uma gestão de processo. Depende da empresa decidir qual a melhor forma que a levará a um melhor desenvolvimento, desempenho e estrutura,