ANTIGUIDADE ROMANA
Este capitulo mostrou como o Império de Roma se expandiu, abrangendo toda a Europa, Norte da África, parte da Ásia e Oriente médio.
Ao mesmo tempo em que espalhou a língua latina e os costumes romanos, transmitiu a cultura grega.
Esse processo foi tão significativo que até hoje sentimos a influência Greco-romana na civilização ocidental.
O papel histórico de Roma não foi criar uma nova civilização, mas implantar e radicar solidamente no mundo mediterrâneo a civilização helenística, pela qual ela mesma fora conquistada. (Segundo o historiador Henri-Irénée Marrou)
Em alguns passos foi visto o desenrolar de uma educação inicialmente rural, militar e rude, até os requintes da formação enciclopédica, já misturada com a cultura greca, embora literária e com ênfase na retórica.
Em tudo esta presente uma certa lentidão no processo de aprendizagem.
Os principais traços da pedagogia antiga pode se tratar de uma sociedade escravista que desvalorizava o trabalho manual e continuou sendo privilegiada a formação intelectual da elite dominante.
Não foi somente Roma que fez da Historia um repositório de virtudes exemplares. Sempre houve, desde Homero, alguém por imitar, de Aquiles a Isócrates, passando por Alexandre ou outro grande antepassado.
Quanto à cultura latina nos tempos atuais, destacou, entre outras, a herança das línguas neolatinas, do direito e do cristianismo. Resta-nos lembrar que, se a nossa tradição ocidental é Greco-romana, mas sobre tudo grega. Vale atentar também a advertência do historiador Marrou, quando critica aqueles que engrandecem a Grécia e menospreza a pouca originalidade de Roma.
BIBLIOGRAFIA
Aranha, Maria Lucia de Arruda
Historia da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil / Maria Lucia de Arruda Aranha. – 3. Ed. – ver e ampl. – São Paulo: Moderna 2006.