Resenha processo, que processo?
Turma: 3° Período, ADM - Noturno.
Alunos: Jefferson Cleyton Pausen Xavier, Rafael Zorzal Haddad Fafá, Veriane de Oliveira Senna Bonfim.
Artigo: Gonçalves, José Ernesto Lima. Processo, que Processo?. Revista de Administração de Empresas (RAE) – FGV São Paulo. V.40. n. 4. p. 8-19. Out./Dez. 2000.
Processo, que Processo?
As empresas querem ter uma organização por processos, não tem ideia de como isso pode funcionar e a forma que se deve fazer. Pois numa visão geral, uma empresa tem que ter uma estrutura organizacional, que possa ajudar suas tomadas de decisões de uma forma geral.
Dessa forma, a intenção da organização, é ter uma maior eficiência na obtenção de seu produto ou serviço, se adaptar a mudança. Com isso as empresa estruturadas por tarefas, tem que ser reorganizar pra poder funcionar na forma de processos, algumas com passar do tempo desistem dessa mudança, por não saber a forma correta de continuar.
As organizações estão criando procedimentos padrões operacionais (POPs), de forma que possa organizar os processos produtivos, para de fato melhorar a qualidade dos produtos e unificam as tarefas pra ser reduzir o custo.
O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. Isso demonstra a falta de visibilidade dos processos de trabalho nas empresas que apesar das tecnologias empregadas para executá-lo hora ele não é reconhecido e em outro momento não são visíveis.
A observação dos processos nas organizações implica a identificação de suas dimensões do processo, como por exemplo, fluxo (volume por unidade de tempo), sequência das atividades, esperas e duração do ciclo, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo. Uma empresa tem que ter uma visão macro do processo, pois serve para entender de forma clara o fluxo