resenha Artigo: Processo, que processo?
Por mais que as empresas queiram se organizar por processos, a maioria não conhece o significado, não sabem como fazer, não estão certas da decisão ou se a forma organizacional da empresa permite.
É nas empresas que os recursos são organizados de forma que seja possível que as atividades possam ser desenvolvidas. A estrutura organizacional formou-se e esta baseada numa estrutura hierárquica pesada e rígida. As empresas estão se organizando por processos em busca de melhor desempenho empresarial, eficiência em produtos, facilidade em adaptação, gerando assim melhor atendimento ao cliente, qualidade em produtos e melhores resultados financeiros.
Processos que sejam de áreas não fabris podem não ser identificados imediatamente, pois são poucos visíveis. Para análise dos processos em uma empresa é necessário que seja identificado diversas dimensões do processo desde a entrada de materiais, fluxo, paradas que possa existir, duração de fluxo, número pessoas envolvidas, dados, informações e dependências de processos que possa comprometer o funcionamento. A hierarquia é de suma importância para identificação dos processos nas organizações. Para que uma empresa seja organizada por processo de negócio, é essencial colocar o foco no cliente, onde se inicia com o desejo do cliente e finaliza com o cliente adquirindo o que ele precisa e desejou do negócio.
A organização de uma empresa de processos de negócios não é baseada em organogramas e sim de uma forma estrutural funcional, onde áreas funcionais são bem definidas, mas com processos funcionando de forma horizontal, onde os donos dos processos devem assumir as responsabilidades cada vez mais, focando em treinamento e capacitação das pessoas. A forma de trabalho deve valorizar o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a busca por melhores resultados no trabalho.
Quando a empresa passa a funcionar pela lógica de processos, é necessária que haja uma mudança