Resenha - pra que filosofia?
Mediante está resenha, podemos notar no texto lido que a autora apresenta a idéia da sociedade diante a pergunta “Para que Filosofia?”. Segundo ela, os indivíduos acham que a Filosofia não serve para nada. Por meio deste livro, observamos que a filósofa mostra que antes da ciência, que a sociedade vê como importante, vem a Filosofia. A ciência estuda a partir das perguntas e respostas apontadas pelos filósofos. Porém a população não sabe sobre isso, e continua a pensar que a Filosofia não tem importância.
O propósito do livro é mudar o senso comum, sobre a Filosofia. A escritora começa falando sobre o pensamento da sociedade, e como os estudantes de filosofia responderiam a pergunta “Para que Filosofia?” na qual a resposta seria “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual.” Relata também que os indivíduos veem os filósofos como pessoas distraídas, que vivem no mundo da lua. Ela de certa forma critica o modo dos seres humanos pensarem sobre essa questão de não acharem importante a Filosofia, assim demonstrando sua opinião.
A metodologia usada por meio desse texto é citar outras matérias como exemplo. Matérias que as pessoas acham importante, como a ciência, que é a matéria mais citada no texto. A autora fez esse livro para quem lê-se refletisse sobre o assunto abordado. Finaliza o texto afirmando que independente de tudo a Filosofia continuará fazendo as mesmas perguntas de sempre “o que, por que e como”.
Podemos concluir após a leitura do texto, que realmente a Filosofia tem sua importância e quem não tem esse conhecimento continua no senso comum, ou seja, continua achando que a Filosofia não serve para nada. Após ler, devemos fazer uma reflexão que a escritora realmente está certa, e que a filosofia nós permite responder, perguntas que para nós seria impossível chegar a uma conclusão.
Bibliografia: (texto lido citado na resenha, pág 10/11/)