Estudante
Os resíduos perigosos constituem, no mundo, motivo de preocupação das autoridades ambientais seja devido às quantidades que vêm sendo gerados, principalmente como resultado da elevada concentração industrial em algumas regiões do país, seja pela carência de instalações e locais adequados para o tratamento e destino final desses resíduos (ZIGLIO, 2005).
As atividades que geram grandes quantidades de resíduos que estão sempre sob a fiscalização das agências estaduais de proteção ambiental (SILVA e CARREIRA, 2004). Entretanto, ainda não parece existir no país uma legislação específica relativa aos resíduos em laboratórios e nem o enquadramento de Universidades e órgãos de pesquisa como unidades poluidoras, e assim sendo, raramente são fiscalizados quanto ao descarte de seus resíduos (AFONSO et al., 2005).
2. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS
Resíduos são substâncias, produtos, ou objetos, que ficaram incapazes de utilização para os fins para o qual foram produzidos. Ou são restos de um processo de produção, transformação ou utilização. Pode-se ainda classificar também os resíduos quanto a sua origem: domésticos, comerciais, industriais, hospitalares, agrícolas. A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como:
“resíduos nos estados sólido e semi-sólido que resultam de atividades de origem industrial,doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de