Resenha Portugues
Partindo desse pressuposto, uma das formas de expressar seu entendimento acerca das ideias ressaltadas por outrem é através da resenha. Trata-se do registro daqueles aspectos mais relevantes abordados dentro de um texto. Dessa forma, mediante a produção da resenha, tornar-se-á nitidamente expressa a capacidade de síntese, de apreensão, demarcada pelo discurso do (a) resenhista. Dessa maneira, torna-se de fundamental importância a percepção das palavras-chaves, das ideias-sínteses, enfim, de tudo aquilo que se apresenta como essencial e pertinente. Em outras palavras, a elaboração da resenha seria o esquema materializado em forma de prosa, sobretudo mais bem desenvolvido no que tange à construção do discurso.
A forma prosaica (em prosa) é adotada para constituir uma estrutura definida, manifestada por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Aspectos esses que somente serão materializados por meio da coesão, seguida da coerência e culminando na clareza e na precisão dos enunciados.
A resenha pode fazer referência a assuntos distintos, manifestados no dia a dia. Pode também se integrar àqueles moldes cultuados no meio acadêmico, cuja finalidade se expressa pela análise da compreensão do (a) resenhista acerca das ideias ressaltadas em obras inteiras ou partes delas, como é o caso de alguns capítulos, em específico.
A resenha também pode se manifestar como uma simples descrição acerca de um determinado objeto ou de um determinado texto, sobretudo quando quem a cria não dispõe ainda