RESENHA Portugues
P.C. N – LINGUA POTUGUESA
INTRODUÇÃO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para o trabalho dos professores das diversas disciplinas e áreas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como objetivo garantir que todas as crianças e jovens brasileiros possam usufruir dos conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania. Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores, mesmo assim os PCN não são diretriz obrigatória, suas propostas devem ser adaptadas à realidade de cada comunidade escolar, servindo como eixo norteador na revisão ou elaboração de propostas curriculares próprias.
Neste trabalho abordaremos os textos e suas diversidades como unidade básica de ensino, também trataremos sobre linguagem e suas aplicações dentro do cotidiano do educando. Os PCN afirmam que a “Língua Portuguesa” é composta por diversas variedades linguísticas. Essas variedades são estigmatizadas por se levar em conta o relativo valor social que se atribui aos diversos modos de falar: as variantes linguísticas de menor prestígio social são logo catalogadas de “inferiores” ou até mesmo, de “erradas” abordaremos sobre este assunto tão discutido hoje no ensino de Língua Portuguesa.
O texto como unidade e a diversidade de gêneros
Toda educação comprometida com a cidadania precisa criar condições para que o aluno desenvolva sua competência discursiva, ele precisa saber usar a língua de modo variado.
O ensino exige uma mudança constante, atualmente exigem-se níveis de leitura e escrita diferentes dos que até bem pouco tempo