SOCIOLOGIA DA EDUC.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MANAUS - AM
2015
VANUSIA OLIVEIRA DA SILVA
DORCAS PIMENTEL
ANA PAULA PESSOA DA COSTA
CONCEPÇÃO DE KARL MARX E MAX WEBER SOBRE A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à Professora Sônia Celeste, que ministra a disciplina Sociologia Aplicada à Psicologia, para obtenção da nota parcial dos alunos do curso de Psicologia – 1º período, noturno.
MANAUS-AM
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado pretende abordar dentro de um quadro comparativo,como dois pensadores da sociologia clássica, Karl Marx e Max Weber, abordam o modo de produção capitalista, ou seja, como esses dois autores questionaram o processo de desenvolvimento socioeconômico e educativo ao longo de sua historia.
Nos propomos apresentar uma revisão bibliográfica sobre o pensamento sociológico de Karl Marx e Max Weber, focando suas concepções sobre “ação social” e a sociologia “compreensiva”, as relações do sujeito com a comunidade ou sociedade, os diversos tipos de educação, suas finalidades e sua influência no processo de ascensão social. Ou para sermos mais precisos: como as idéias desses autores têm influenciado o pensamento da educação na atualidade.
É evidente que é difícil estabelecer entender as aproximações e divergência de duas teorias tão complexas, sem preocupações de repetir, ou de não repetir, o que muito já disseram.
Karl Max e Max Weber são os grandes autores da história sociológica que dedicaram à análise a sociedade moderna. Os autores apresentam peculiaridades em seus estudos, sendo que, às vezes, apresentam com pontos de convergência entre eles. Parte dos estudos destes grandes autores da modernidade foi dedicada à divisão social do trabalho e suas implicações na vida dos grupos sociais.
MANAUS-AM
2015
Concepções sobre a Educação de Karl Marx
Karl Heinrich Marx (1818−1883), nasceu em 5 de Maio de 1818, foi um filósofo