Resenha - Políticas Públicas
Disciplina: Gestão de Políticas Públicas
Aluno: Luís Henrique Moreira Gomes
Profª: Júnia Célia
RESENHA: Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil – Klaus Frey
O presente artigo é uma versão ampliada do segundo capítulo da tese de doutorado do autor, onde são elencados alguns conceitos de políticas públicas, análise e aplicabilidades e devidas implicações em países em desenvolvimento, como o Brasil, com democracias instáveis. Para estes países o autor conclui que se faz necessária a adaptação dos instrumentos de análise de políticas públicas em razão dos cenários peculiares que apresentam.
O texto incita discussão sobre a fragilidade das instituições democráticas e a coexistência de comportamentos políticos-administrativos modernos e tradicionais. É apresentado o questionamento clássico “o que é um bom governo e qual é o melhor Estado para garantir e proteger a felicidade dos cidadãos ou da sociedade” originado ainda em Platão e Aristóteles, a análise das forças políticas cruciais no processo decisório e os resultados que determinado sistema político tem produzido.
Na década de 1950, os Estados Unidos já pesquisavam a ciência política sob o rótulo de policy science, na Europa a partir dos anos de 1970. No Brasil e nos demais países latino-americanos esses estudos são mais recentes. A matriz idealizada de policy analysis foi aplicada inicialmente em países industrializados, portanto ao ser utilizado em países em desenvolvimento esse instrumento analítico-conceitual mostra-se deficitário e deve ser adaptado às particularidades. Neste sentido o autor defende que essas peculiaridades socioeconômicas e políticas das sociedades em desenvolvimento não podem ser tratadas apenas como fatores específicos de polity e politics, mas deve haver uma adaptação do conjunto de instrumentos da análise de políticas públicas às condições dessas sociedades.
Então, antes de