RESENHA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
“ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS: BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METOEDOLÓGICAS (SUBÁREA 4: ECONOMIA E ESTADO – SESSÃO ORDINÁRIA)”
Este trabalho tem como finalidade fazer uma resenha do artigo “Análise de Políticas Breve Considerações Teórico-Metodológicas” de forma a analisar o texto apresentando críticas pertinentes sobre o tema de forma que facilite o entendimento para o leitor.
Titulo: Análise de políticas breve considerações teórico-metodológicas
Autores: George Flexor e Sérgio Pereira Leite
Os autores iniciam o texto informando que o mesmo é dividido em três partes, ou seja, a primeira parte, segundo os autores, procura resgatar, em particular no âmbito da literatura econômica, os diferentes aportes oferecidos pela bibliografia especializada para o tratamento do tema; já a segunda parte procura esboçar alguns níveis ou dimensões importantes quanto da análise das políticas públicas propriamente ditas; por fim, a terceira parte, de acordo com os autores, é voltada à construção de um rápido esquema de interpretação das políticas, diferenciando-se segundo instrumentos empregados, bem como em relação às arenas decisórias e/ou consultivas existentes.
Diversas são as abordagens teóricas interferem nas políticas públicas, ou seja: abordagem neomarxista, abordagem neoinstitucionalista, abordagem cognitiva e redes de políticas públicas. No entanto, cada uma enfatiza um elemento em particular que interfere na elaboração e na execução das políticas públicas, quais sejam, respectivamente, os capitalistas, o Estado e demais instituições, os grupos sociais e as ideias que portam, e os grupos de interesse.
O texto apresenta alguns limites e contribuições para a aplicação dessas teorias como, por exemplo, a sua aplicação às políticas agrícolas. Estas abordagens contribuem para a análise das políticas públicas, porem a sua interpretação e aplicação não deve ser dar sozinha em razão da complexidade que envolve as políticas públicas. Muitos dos seus limites