Resenha pmbok
Análise de PMI - PMBOK
Podemos dizer que um projeto é como um esforço temporário especifico para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas. Definindo, projeto é o evento que tem início e fim (escopo) bem definidos. Diferente de uma operação, que é uma tarefa diária e não se sabe quando ela não será mais necessária.
O Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos de Gestão de Projetos), conhecido como PMBOK é um conjunto de melhores práticas para Gestão de Projetos, que é mantida pelo PMI(Project Management Institute) que é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. PMBOK é a ferramenta para gestão de projetos. Essa ferramenta está estruturada em 9 áreas de conhecimento de projetos:
Integração : Desenvolver o termo de abertura do projeto, desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, orientar e gerenciar a execução do projeto, monitorar e controlar o trabalho do projeto, realizar o controle integrado de mudanças e encerrar o projeto ou fase.
Escopo : Coletar os requisitos, definir o escopo, criar a EAP4, verificar o escopo e controlar o escopo.
Tempo : Definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar as durações das atividades, desenvolver o cronograma e controlar o cronograma.
Custos : Estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos
Qualidade : Planejar a qualidade, realizar a garantia de qualidade e realizar o controle da qualidade.
Recursos Humanos : Desenvolver o plano de recursos humanos, mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe de projeto e gerenciar a equipe do projeto
Comunicações :Identificar as partes interessadas, planejar as comunicações, distribuir as informações, gerenciar as expectativas das partes interessadas