Resenha planejamento orçamentário
A Necessidade da Elaboração do Orçamento para Empresas de Sucesso
PADOVEZE, Clóvis Luís. Planejamento Orçamentário. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
Resenhado por: Aldori Varela1
As organizações desenvolvem a gestão por meio de técnicas de trabalho que a diferencie das demais existentes no mercado, de tal modo que a competitividade entre as empresas seja dada pela capacidade que cada uma tem que controlar e planejar suas atividades.
Uma ferramenta que se faz muito útil para as organizações de sucesso, que obtém destaque dentre as outras, é o orçamento, pois controla todo o processo operacional da empresa, envolvendo todos os setores da organização. Conforme cita em sua obra, Padoveze (2010, p. 31):
“O orçamento pode e deve reunir diversos objetivos empresariais, na busca da expressão do plano e do controle de resultados. Portanto, convém ressaltar que o plano orçamentário não é apenas prever o que vai acontecer e seu posterior controle. Ponto fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.”
Com isso, fica explícita a necessidade de se fazer um planejamento orçamentário em qualquer empresa. O orçamento é feito a partir de uma análise que utiliza as tendências de exercícios anteriores, os fatores externos do mercado que possam afetar a atividade da empresa e os fatores advindos da própria empresa, da qual depende primordialmente seu funcionamento. Basicamente, podemos afirmar que o orçamento faz a previsão da necessidade dos recursos a serem utilizados pela empresa, e conseqüentemente a previsão das entradas resultantes da atividade produtiva.
A maioria dos dirigentes das organizações poderia dizer que sim e, provavelmente, responder que a sua organização desenvolve o trabalho por meio de equipes. Acredita-se que o processo em que as pessoas