Resenha: pensar e ser em geografia
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia. Contexto,p.188. São Paulo2007.
O autor Ruy Moreira atua como professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense, UFF, se dedica a pesquisas cruzadas na área da teoria e da epistemologia geográfica e da organização espacial da sociedade brasileira, procurando posicionaro formato que teoriza e definao olhar próprio da Geografia e do geógrafo frente ao modo de questionar a real estrutura do mundo e do Brasil mediante aos debates a cerca dos conteúdos que norteiam o saber geográfico. Ruy fez Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de inúmerosartigos e livros na área da geografia dentre eles estão: Para onde vai o pensamento geográfico?, Pensar e ser em geografia, O pensamento geográfico brasileiro vol. 1 - as matrizes clássicas originais, O pensamento geográfico brasileiro vol. 2 - as matrizes da renovação e O pensamento geográfico brasileiro vol. 3 - as matrizes brasileiras.
A ciência geográfica passa há muito tempo por uma fase de reformulação e revisão de seus conceitos e teorias em decorrência das várias mudanças ocorridas no seu objeto de estudo que é o espaço geográfico, fruto da apropriação da natureza pelas sociedades humanas através de suas relações de poder. Essa ação de transformação das condições naturais do território e modernização agrava ao mesmo tempo certas contradições como: a questão ambiental, os problemas sociais urbanos, as disparidades regionais, a qualidade de vida da população, a situação da mulher, do índio, do negro, etc.
Ruy Moreira em suas inúmeras obras demonstra a preocupação com o pensar e o ser em geografia nos tempos de hoje, é um autor que nos leva a refletir o saber geográfico de uma forma atual.
O livro aqui resenhado é uma expressão da jornada do autor ao longo de alguns anos que culmina no ano de 2006. A organização