Políticas sociais e território: uma abordagem metropolitana
RESUMO
Este texto defende a importância da incorporação de estratégias espaciais ao desenho e implementação de políticas sociais. Dialogando com os problemas de implementação presentes na política social metropolitana, conclui que a incorporação de elementos territoriais às políticas sociais poderá tornar as iniciativas mais eficazes e mais fáceis de implementar.
Palavras-chave: políticas sociais; espaço metropolitano; transferência de renda.
[pic]
ABSTRACT
This text defends the importance of incorporating space strategies to the social politics' project and implementation. Facing the problems of current social politics implementation in metropolitan areas, it concludes that the incorporation of territorial elements to social politics may make the social initiatives more effective and easier to implement.
Key words: social politics; metropolitan space; income transfer.
[pic]
Este texto pretende defender o argumento de que o desenho e as estratégias de implementação das políticas sociais metropolitanas têm que levar em conta os territórios concretos onde residem as populações às quais estas políticas se destinam. O principal argumento a favor da adoção de estratégias territoriais para as políticas sociais tem a ver com a existência de fortes "externalidades negativas" relacionadas à residência em bairros com alta concentração de pobres (DURLAUF, 2001). Nestes locais, o desempenho escolar tende a ser pior, por exemplo, simplesmente porque os jovens estudam numa escola na qual o nível socioeconômico é baixo (CÉSAR; SOARES, 2001). Além disso, a probabilidade de conseguir um emprego formal é menor, porque existe uma baixa proporção de pessoas empregadas no setor formal, reduzindo as possibilidades de alguém conseguir trabalho através da sua rede de relações sociais. Finalmente, em muitos casos a população destes locais tende a estar mais exposta a outros riscos relacionados ao