Resenha Pensamento Estratégico
Contador, José Celso. Planejamento Estratégico: Recomendações sobre os ambientes externo e interno. Revista de Administração de Empresas. Março\Abril.1995.
O autor nos conta um pouco da história do planejamento estratégico, progresso da globalização bem como o acirramento da competição global. Nos mostra o antes e depois das mudanças globais quanto ao empreendedorismo. O assunto principal do artigo são as turbulências que obrigam a introdução de algumas modificações no planejamento estratégico das empresas, o autor nos menciona 18 recomendações, contudo, no tema abordado no artigo nos explana 11 recomendações, dentre elas temos: quatro referentes ao ambiente externo e sete ao ambiente interno.
O artigo nos trás diferentes pontos de vista, bem como diferentes exemplos que nos mostram a evolução do planejamento estratégico dos últimos anos. Desde o início do artigo o autor sempre os menciona como as mudanças globais tornam a competição entre as empresas cada vez mais acirrada, antigamente era fácil estabelecer preço de venda, mensurava-se o custo e adicionava-se o lucro, hoje o preço é formulado em cima do cliente e o que ele procura, visto que o preço agora é internacional.
Hoje se mudaram os conceitos de empresas retrógadas (antes em declínio, hoje cresce em menor velocidade), estagnada (antes paralisada, hoje cresce igual as mudanças do ambiente), desenvolvida(cresce com velocidade superior a do mercado) e inovadora (cresce com velocidade maior que a dos concorrentes). Conforme já mencionado com as mudanças descritas se faz necessário algumas alterações no planejamento estratégico das empresas, o autor nos menciona dentre as 18 existentes, onze delas correspondentes aos ambientes interno e externo. 1) Diz-se que temos que estar sempre atentos aos novos concorrentes: “descobrir quem serão de onde surgirão e o que farão os novos concorrentes”. 2) Definir