Resenha pedagogia de jesus
Prince, John Milburn. A Pedagogia de Jesus: O Mestre por excelência/Tradução autorizada do original em inglês – Jesus the theacher (edição revista de 1954) feita pelo Rev. Waldemar W.Wey. Editora Sabre, Rio de Janeiro, 1ª Edição revisada e atualizada-Fevereiro de 2008.
Descrição da estrutura
O livro é dividido em nove capítulos, distribuídos em 159 páginas, e dividido em tópicos para fácil compreensão do mesmo e alguns exercícios para reflexão. O objetivo do autor é dar nova visão e estímulo ao ensino para os docentes através dos ensinamentos do Mestre Jesus.
Descrição do conteúdo
No capítulo 1 (p.9-27), intitulado de “A idoneidade de Jesus para ensinar”, é apresentado alguns elementos como humanos, religiosos, inerentes e outros que foram importantes para o magistério de Jesus e alguns conceitos sobre o ministério pedagógico de Cristo, tais como: a Encarnação da Verdade (9-14); o desejo de servir (14-17); a crença no ensino (17-21); o conhecimento das Escrituras (21-23); a compreensão da natureza humana (23-25) e o domínio da arte de ensinar (25-27). O autor enfatiza que Cristo “Viveu aquilo que acreditava e por isso foi cem por cento naquilo que ensinou.” (p.12), sendo isto um fator fundamental para o seu êxito como mestre. O autor salienta que Jesus era idôneo para ensinar, porque encarnou a verdade. “A maior glória da profissão do mestre está no fato de haver Jesus Cristo escolhido ser mestre, quando se viu face a face com aquilo que tinha a realizar na vida.” (p.21). O autor ainda relata que a compreensão da natureza humana é muitíssimo necessária ao professor, porque não se pode aplicar a Bíblia á vida a não ser que se compreenda bem o aluno e suas necessidades. Os mestres se formam não só em conteúdo, mas também em técnicas didáticas. Necessário se faz o estudo cuidadoso, e também a prática prolongada e persistente.
No capítulo 2(p.29-43), características dos Discípulos de Jesus. O autor explora assuntos como “Imaturidade”