Resenha paleontologia
Disciplina: Geologia e Paleontologia
Curso: Ciências Biológicas
Resenha Crítica do Artigo: ‘Atividades Educacionais na seção de paleontologia do Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul’.
O artigo fala de dois subprojetos de Educação, desenvolvidos na Seção de Paleontologia que foram utilizados para promover, educar e mostrar a importância do patrimônio fossilífero do Estado do Rio Grande do Sul e promover o ensino de Paleontologia.
Pelo artigo, entende-se que os projetos tem uma finalidade de também promover visitas a museus de ciências naturais, que além da sua função de preservar, pesquisar e formar especialistas tem a função de difundir o conhecimento científico e conscientizar no sentido de preservação do patrimônio ambiental. Com isso, jovens de ensino fundamental e médio poderiam ter uma ideia de como eram os seres primitivos e até seguir nesta área se tiverem interesse.
No artigo também fala que o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (MCN/FZBRS) possui vários projetos em educação ambiental, como o ‘Museu vai à Escola’. Isso deveria se aplicar em todos os museus do Brasil, pois esse conhecimento extra, não só da área de paleontologia ou zoobotânica, mas de todas as outras áreas iriam quebrar um pouco a monotonia das aulas dentro de uma sala de aula e proporcionar um conhecimento complementar, rico em atividades práticas e lúdicas.
O primeiro projeto consistiu na confecção de moldes/cópias e reconstituições para formar coleções didáticas com a finalidade de educar alunos de Ensino Fundamental e Médio. Esse kit inclui réplicas de alguns vertebrados fósseis do RS e cartazes explicativos, com uma linguagem de fácil compreensão. Foram feitos vários kits que eram emprestados para as escolas para o ensino de Paleontologia, provavelmente sendo muito bem vindo pelos alunos, pois exemplares de animais pré-históricos sempre irão prender a atenção dos alunos e