Cultura e educação
A antropologia no quadro das ciências
DA’MATTA, Roberto
Relativizando: Uma introdução a antropologia social Rio de Janeiro, ROCCO, 1987
Da Matta, além de conferencista, professor, consultor, colunista de jornal e produtor de TV, é um antropólogo. Sempre está estudando o Brasil em suas pesquisas, o mesmo estuda os brasileiros principalmente por suas culturas (festas populares, manifestações religiosas, desfiles carnavalescos, esportes, etc).
No livro “uma introdução a antropologia social”, Da Matta relata que o estudo das ciências da natureza podem ser executados, estudados ou vistos de diferentes formas a antropologia.
As ciências naturais estudam fatos mais simples, ou seja, fatos que podem ser isolados facilmente, e são vistos ou estudados geralmente dentro de laboratórios. Outro elemento fundamental da ciência social, é que a pesquisa pode ser feita por vários pesquisadores diferentes e até mesmo em lugares diferentes, mais produzem o memso resultado.
Já o estudo das ciências sociais acontece de modo contrário. Estudam eventos com planos e determinações complexas, que podem alterar de acordo com o ambiente e de acordo com o ator. Vale salientar, que o estudo da ciência social é impossível d eser realizado em laboratório. Outro elemento fundamental da sua pesquisa, é que são fatos únicos, cada pesquisa vai obter um resultado diferente, único, individual.
Existe uma diferença crucial entre essas duas ciências, a de que as ciências sociais estudam os fatos de nosso cotidiano, eventos humanos e que nos pertencem integralmente, por isso que são fenômenos que estão bem próximos de nós. Já as ciências naturais estudam fatos distantes, na qual nós podemos entender o seu exterior, mas não podemos chegar nem a imaginar o sue universo interior.
Para se entender a antropologia social, é necessário entender vários outros tipos de