Resumo Reino Plantae
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Seriam muito parecidas com os animais e fungos, se não fossem autotróficas (produzem seu próprio alimento pelo processo de fotossíntese). Fotossíntese: Com a luz (energia luminosa), as plantas produzem glicose, formada a partir da água (H²O) e do gás carbônico (CO²) que obtém do alimento, e liberam oxigênio.
As plantas são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra. O oxigênio também contribui para a manutenção da vida na Terra, já que, assim como elas, outros seres vivos também respiram esse gás.
Provavelmente surgiram através dos ancestrais protistas. Estes que seriam tipos de algas que pertencias ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. A semelhança principal, é a clorofila presente em ambas.
As plantas “migraram” para a superfície terrestre, pois esse ambiente fornece a elas vantagens como: maior facilidade na captação de luz (já que a luz não chegava às profundezas), maior facilidade na troca de gases (já que na superfície terrestre existem mais O² e CO², que são essenciais para a respiração e fotossíntese).
O ambiente terrestre se comparado com o aquático possui menos água que também é extremamente importante. As plantas só conseguem sobrevier com essa “falta” de água, porque elas apresentam adaptações que torna o desenvolvimento possível. As adaptações apresentadas pelas plantas tornam a absorção da água mais fácil e a perda mais difícil.
Mesmo com a migração da maioria das plantas, algumas ainda continuaram vivendo no ambiente aquático. Classificação das Plantas:
Todas as plantas podem ser classificadas nos seguintes critérios:
-Organismos pluricelulares;
-Organismos eucariontes;
-Organismos autótrofos;
-Organismos fotossintetizantes.
Contudo, ainda podem ser subdivididas em outros critérios mais específicos:
-Quanto à vascularidade (se a planta possui ou não vasos condutores de seiva bruta-água e sais minerais- ou seiva