Resenha: Padrões culturais
RESENHA: PADRÕES CULTURAIS
(Edinelma Menezes dos Santos)
Os padrões culturais são estabelecidos como regra social e está inserido num contexto social, são traços adquiridos dentro de uma determinada cultura.
É a manifestação da sociedade no que diz respeito ao seu modo de viver, é a forma diferenciada de cada sociedade.
Esse padrão é resultado de diversos interesses, sociais, políticos e econômicos. O padrão comportamental, por exemplo, dita como devemos nos comportar dentro de uma determinada cultura, seguindo os traços, regras e modelos daquela sociedade, quanto a forma de pensar, agir, sentir , vestir daquele grupo.
Sendo assim, as pessoas assumem a forma de comportamento, pensamento e atitudes e passam a agir de acordo com aqueles padrões culturais, tornando estes padrões prática comum.
É o padrão cultural que estabelece o que é aceitável ou não em uma sociedade, no comportamento de um determinado grupo, esse padrão é generalizado e passado adiante tempos afins.
Os padrões culturais variam de sociedade em sociedade, para mulheres, homens, jovens, adultos e até crianças que acabam expressando os padrões do grupo a que pertencem de acordo com as suas divisões. Embora cada indivíduo tenha sua forma única de ser na sua essência e nas suas experiências, de certa forma são influenciados pelos padrões culturais daquele grupo social.
A repetição contínua por várias pessoas de um determinado comportamento dentro de uma sociedade é o que Cria o padrão.
Um exemplo disso é participar do carnaval ou ir á igreja aos domingos, torna-se uma prática comum entre os membros daquela sociedade.
Conclusão:
Com tudo isso pôde observar que essas práticas de diferentes padrões culturais fazem com que o indivíduo “espontaneamente” seja levado a escolher algumas categorias