analise de sistemas
Conjunto de elementos que interagem entre si num de terminado ambiente para alcançarem o mesmo objetivo. Um sistema mais complexo pode dar origem a subsistemas.
- Sistemas feitos pelo homem - Sistemas automatizados- que interagem ou são controlados pelos computadores; ex: Hardware ou software do computador. - Sistemas não automatizados- ex: financeiro, educacional, judicial, etc…
-Sistemas Naturais
Exemplos: o solar, o nervoso, o digestivo, molecular, etc
Tipo de sistemas - Abertos- quando há interação entre o sistema e o seu ambiente, existindo uma troca de informação. Este sistema interage e reage com os agentes externos do seu meio ambiente. O melhor exemplo de sistemas abertos são organizações em geral e as empresas em particular , todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem.
-fechados- Não há qualquer interação com o meio ambiente. É considerado um sistema isolado, auto-suficiente. O melhor exemplo de sistemas fechados são as maquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem.
obs. Tudo o que for externo a um sistema é considerado o seu meio ambiente.
Modelo de representação de um sistema
Modelo Geral de um sistema
Todos os sistemas tem um conjunto de características que os representam, o que faz com que existam os modelos. Dentro destas características temos as seguintes:
-Objetivos- finalidade do sistema;
-Entradas- fornecem recursos (informação, materiais, etc) o que entra no meio ambiente;
-Processo de transformação- Transformando as entradas geram-se as saídas
-Saídas- Fornecendo bens ou serviços resultantes do funcionamento do sistema;
-Fronteira- limites do sistema;
-Meio Ambiente- influencia o funcionamento do sistema, através dos agentes externos;
Exemplo esquemático de um sistema