Resenha Os Sete Saberes Necessários à educação do presente
SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
RESENHA CRÍTICA
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
JULIANE DIAS ALDRIGHI
Curitiba/PR, 2015
Moraes MC, Almeida MC (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. 272p.
Trata-se de um livro que reúne textos produzidos por conferencistas participantes da Conferência Internacional sobre Os sete saberes necessários à educação do presente realizada em Fortaleza/Ceará no ano de 2010, fazendo menção aos 10 anos de publicação da obra de Edgar Morin, Os Sete Saberes Para Uma Educação do Futuro. A conferência foi realizada com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Católica de Brasília. O evento teve por objetivo discutir sobre a visão de uma nova educação, a transformação da educação e suas implicações, fundamentadas na perspectiva ecológica, integradora e transdisciplinar de Edgar Morin.
Ao longo do livro, discorre-se sobre a obra e o pensamento de Morin como fomentadores para uma transformação da situação educacional contemporânea. O autor referido tem uma linha de pensamento que sugere uma mudança do paradigma moderno, introduzido por Descartes, de fragmentação do conhecimento e dos saberes. Para Morin, tudo no mundo estaria interligado e faria parte de um todo sistêmico, em que os segmentos da sociedade não seriam setores separados e independentes, seriam todos tecidos conjuntamente e seriam interdependentes, ou seja, “as partes e o todo, o todo e as partes e as partes entre si” seriam vistas de modo relacional e contextualizadas.
Por isso, a educação faz parte do todo e é indissociável das “partes” (políticas, sociais, éticas, culturais) que compõem a complexidade de uma sociedade, e nela deve-se encontrar