Resenha Obra de São Bernardo
SÃO BERNARDO
São Bernardo
Escrita por Graciliano Ramos, a Obra “São Bernardo” é considerada até hoje como uma referência marcante a era do Modernismo. Nesta obra, o cenário é o nordeste brasileiro no século XX onde vemos a luta de nordestinos pela sobrevivência em relação aos fenômenos naturais que devastam a região.
Enredo
Paulo Honório, narrador e protagonista, conta sua vida em 1ª pessoa fumando um charuto e sentado em sua sala de jantar. Ele narra desde quando era um simples guia de cego no interior até alcançar um novo patamar em sua vida onde se tornou um grande latifundiário, que para isso não mede escrúpulos e ultrapassa os limites da ética e da moralidade.
Com seu perfil brutalizado, o que é perceptível, em um determinado momento da trama se envolve um uma briga e por consequência é preso. Durante esse período, Paulo Honório desenvolve o desejo de adquirir a antiga fazenda em que trabalhava como um simples colaborador, a fazenda “São Bernardo”. Quebrando os preceitos éticos, o protagonista desenvolve uma amizade baseada no interesse com o herdeiro da fazenda, Luis Padilha. O herdeiro era inexperiente na administração da fazenda e ao buscar direções com seu novo “amigo”, encontra apoio em seus projetos não eficientes, apenas para aumentar a dívida da fazenda e assim poder adquiri-la a um preço menor, o que chega a ocorrer já que Luis Padilha mergulha em nível de dívidas onde se vê obrigado a vender a fazenda “São Bernardo” que é adquirida por Paulo Honório.
Após adquirir a fazenda que até o momento estava falida, com suas artimanhas Paulo Honório consegue restaurar a fazenda e resolve ampliá-la, o que não era possível já que para isso teria que se livrar de outro fazendeiro vizinho, Mendonça. Honório decide então armar contra o vizinho para que sem ele possa ampliar seu terreno, então para garantir seus interesses resolve assassinar o vizinho e ao mesmo tempo busca auxílio com pessoas grandes e influentes na região como advogados e