Resenha Crítica: "As crianças de Bangladesh"
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROFESSORA: DANIELA DIAS KUNH
RESENHA CRÍTICA:
“AS CRIANÇAS DE BANGLADESH”
THAIS CRISTINA WELTER SEFFRIN
SANTA MARIA – RS
2013
GONÇALVES, Carlos e GUIMARÃES, Bernardo. A economia sem truques: o mundo a partir das escolhas de cada um. Rio de Janeiro : Elsevier, 2008.
O tema sobre esta resenha foi retirado do primeiro capítulo do livro Economia sem truques: o mundo a partir das escolhas de cada um, “As crianças de Bangladesh”. A obra retrata os conceitos básicos de Economia, baseando-se em ações cotidianas, para que seus leitores entendam facilmente os temas abordados. O livro pode ser dividido em duas partes. Na primeira, explicam os conceitos básicos da economia, teoria da escolha, restrição, falhas de mercado etc. Na segunda, utiliza os conceitos apresentados na primeira parte para analisar temas de interesse geral, tais como tráfico de drogas, abertura comercial, previdência social e impostos, entre outros (a própria obra traz esta descrição).
O autor do texto é Carlos Eduardo Soares Gonçalves. É graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Economia pela mesma Universidade, com sandwich na Universidade de Boston. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e subsecretário da ANPEC. Áreas de pesquisa: política monetária, economia política e desenvolvimento econômico.
Bangladesh é um país extremamente pobre; conhecido como um dos maiores exportadores no setor têxtil. Para ser reconhecido como tal, utilizava o trabalho infantil como principal mão de obra, embora fosse proibido por lei. Cerca de 50 mil crianças, em 1992, trabalhavam nesses locais. Isto levou o Congresso dos Estados Unidos a implantar uma lei que proibia a importação de produtos que utilizassem o