Resenha Nárnia
“Pessoal, estou falando a verdade!” Foi o que disse Lucia depois de ter descoberto uma realidade paralela (Nárnia) dentro de um guarda-roupa.
No filme Nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de Clive Staples Lewis - retrata a história de quatro crianças (Pedro, Edmundo, Suzana e Lúcia), que refugiaram-se de uma guerra numa cidade do interior, na casa de um professor.
Ao brincarem de esconde-esconde, Lúcia a mais nova entra em um guarda-roupa, este transporta a pequenina para Nárnia, uma terra coberta de neve e desprovida dos raios do sol. Depois, seu irmão Edmundo também vai a Nárnia, lá tem um contato com a feiticeira branca, que o induz a buscar seus irmãos.
Nárnia tem um plano de fundo cristão isso sabemos, o que nos resta é identificar essas analogias permeadas nesta fabulosa obra. Quando Edmundo vai à Nárnia, a “rainha” faz com que ele coma um manjar, que pode ser entendido como o fruto proibido, pois a partir dali a cobiça toma conta do coração do jovem rapaz. Esse tempo de inverno vivenciado em Nárnia, compreendo como a humanidade sob o poder da morte a espera do seu salvador. Aslam o leão, é o personagem de Cristo na história. O castor disse que Ele sempre ajuda seu povo quando é preciso, mas que ninguém jamais O viu. Faço um paralelismo com Deus Pai que ajuda o povo escolhido, mas ainda não tinha se manifestado de forma corpórea. O leão é o personagem principal da história, e deixa nitidamente claro que quer expressar a figura de Cristo, quando se entrega a morte no lugar de um traidor. Quando Aslam chega a Nárnia podemos observar no filme que o inverno de 100 anos começa a se extinguir, e a vida volta novamente.
Nárnia é classificada na literatura como Crônicas, e está dividida em sete livros, que podem ser adquiridos em um volume único no sebo por R$ 50,00. Em filme já foram lançadas três Crônicas.O filme Nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa - foi produzido pela Walt Disney em 2005. É uma obra feita