Resenha Nutrição
O Autor enfatiza já no primeiro paragrafo o quão é prejudicial a saúde a ingestão de gorduras e óleos, e a importância de se comer as porções corretas de pães, cereais e carboidrato, pois os mesmos são ricos em fibras, assim como as verduras que são recomendadas comer em quantidades generosas. A importância de comer a carne pois todos sabemos que a vitamina que contem na carne é de suma importância para o funcionamento de nosso organismo.
O foco que o autor da é na pirâmide alimentar, no segundo paragrafo o autor cita a conclusão de cientistas a respeito dos carboidratos que o mesmo é beneficio para saúde, no entanto, a pirâmide é falha. Por isso, com o intuito de melhorar a saúde e consequentemente diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, sentiu-se a necessidade de criar uma nova pirâmide com novos anseios.
Frisa bem o autor que, “como a pirâmide original teve tantos erros?”. Pois bem, a antiga pirâmide tinha por objetivo transmitir que gordura é ruim e carboidratos são bons. Com o tempo, e com o surgimento das doenças degenerativas, a gordura saturada que consta na carne vermelha aumenta consideravelmente os níveis de colesterol no sangue.
Falando de uma forma mais genérica, o que antes era o objetivo reduzir a ingestão de gorduras, o propósito da nova pirâmide é o consumo de gorduras saudáveis, cereais integrais e evitar carboidratos refinados, manteiga e carne vermelha.
A gordura saturada representa cerca de 40% das gorduras consumidas nos EUA, uma alimentação com baixo teor de gordura reduziria naturalmente o consumo de gordura saturada. Segundo o autor, pesquisadores descobriram que duas principais substancias condutoras de colesterol LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom) tem efeitos diferentes.
Estudos mostraram que quando uma pessoa substitui as calorias obtidas da gordura saturada por uma quantidade igual de calorias derivadas dos carboidratos, o nível de colesterol