Declaração de Abertura
Boa tarde, meu nome é ....... e sou conciliadora deste tribunal. Peço que por gentileza se apresentem e me digam como querem ser chamados (anotar os nomes para não se esquecer durante a sessão). Gostaria de agradecer a presença dos senhores por terem aceitado o nosso convite e agradecer a presença dos advogados, pois são importantíssimos nesse processo, pois garantem segurança às partes.
Vou explicar agora brevemente o que é a conciliação. A conciliação é um processo que consiste em facilitar a comunicação entre as partes através do conciliador. Vale ressaltar que o conciliador deverá ser imparcial com relação às partes e neutro em relação às questões aqui tratadas, lembrando que não sou juíza, então não vou impor soluções aos senhores.
Para que haja um bom desenvolvimento da sessão de conciliação, quero pedir aos senhores que respeitem um ao outro no momento em que cada um estiver falando, pois lhes serão dado o mesmo tempo para que exponham os fatos e caso haja alguma dúvida, temos aqui um bloco de anotações e caneta e assim que lhe for dada a palavra poderá esclarecê-la.
Caso haja necessidade poderemos fazer sessões privadas que consiste em falar separadamente com as partes lhes dando também o mesmo tempo.
É importante que os senhores saibam que se chegarmos a um acordo, esse acordo será homologado pelo juiz e o processo será extinto e não havendo acordo o processo retorna a vara de origem sem qualquer prejuízo em sua tramitação.
Há alguma dúvida no que foi dito? Não havendo quero saber se os senhores estão de acordo com as regras que foram apresentadas? Havendo concordância, como de costume, passo à palavra a parte autora para que comece a descrever, brevemente, os fatos que a trouxeram até aqui.