RESENHA Nocoes ITIL
Autor
OGC
Ano
OGC Successful Delivery Toolkit™ 2005 // Version 5.00
Instituição
OGC – Office of Government Commerce
I - Descrição geral:
“Pocket guide”, publicação da OGC (proprietária do ITIL), composto por um resumo de cada um dos sete livros do ITIL:
1. Service Delivery (fornecimento de serviços)
2. Service Support (suporte a serviços)
3. Gerência de Infra-estrutura de TIC
4. Planejando a Implementação da Gerência de Serviços
5. Gerência de Aplicações
6. Perspectiva do Negócio
7. Gerência da Segurança
II – Resumo
- O que é gerência de Serviços de TI?
Gerência de Serviços de TI refere-se a quaisquer aspectos da gerência do provisionamento de serviços de TI e, por isso, inclui todos os processos ITIL (e não apenas os dois módulos principais, como algumas vezes é referenciado na literatura)
ITIL provê um conjunto de “melhores práticas” para assegurar que os processos de TI estão alinhados aos processos de negócio, e que TI provê as soluções corretas e apropriadas para o negócio da empresa. ITIL não é um padrão nem regulamentações, de modo que nem ferramentas, nem processos, nem pessoas poderiam ser denominadas “ITIL compliant”. Processos e organizações podem ser avaliados quanto à BS15000, o padrão de Gerência de Serviços. Entretanto, nem ferramentas, nem pessoas podem ser certificadas quanto à BS15000.
Um dos principais objetivos do ITIL é auxiliar as organizações provedoras de serviços de TI a “aumentar a eficiência e efetividade da TI, aumentando a qualidade dos serviços para o negócio sob custos reduzidos”. Logo, os resultados do uso do ITIL devem ser medidos como, por exemplo:
Redução de 70% do downtime de serviços
ROI acima de 1000%
Economia de R$ 100 milhões de reais por ano,
Ciclo de vida de novos produtos reduzido em 50%, etc
Entretanto, é preciso cautela ao implantar o ITIL numa organização, pois é muito fácil interpretá-lo como um conjunto de práticas burocráticas que engessam a organização, ao invés de facilitar as mudanças.