Sintese do Livro Direito do Equil brio
Introdução
O autor por meio de uma discussão prática indiscutível, vem situar a base de seu livro, e a ideologia que segue o mesmo, baseia sua discussão em tratados internacionais acerca dos direitos humanos. O Direito Penal do equilíbrio é colocado ali como o Direito Penal exemplar a qualquer Estado Democrático de Direito. O autor situa sua tese de intervenção do Direito Penal, entre o Abolicionismo, e o Movimento Lei e Ordem também chamado de Direito Penal Máximo.
Capitulo 2
Abolicionismo Penal, Direito Pena Mínimo e Movimento Lei e Ordem Os discursos de Direito Penal, chamam atenção da sociedade, por ser um recurso de proteção à mesma, que protege seus direitos fundamentais. O papel de chamar a atenção da mesma por parte vem da mídia, que mostra situações que revoltam a sociedade e a faz clamar por um Direito Penal eficaz, por meio desse capítulo então Greco faz uma exposição e busca chamar a atenção, e expõe cada uma das correntes consistentes no Título do Capitulo, para que uma reflexão possa ser feita, para vermos a que melhor se adequa a nossa sociedade.
2.1 Abolicionismos Penais
O Abolicionismo Penal surge após a II Guerra Mundial, com um carácter Humanístico, Fillipo Gramatica e vários outros autores da Europa Nórdica, começaram a escrever sobre a irracionalidade do direito penal, e sistemas carcerário, já que esse já tinha uma clientela prevista, aqueles que não tinha seus direitos garantido vinham a delinquir futuramente, tais questionamentos se espalharam por toda a Europa, América do Sul, ele sugeria o fim do direito penal já que este era irracional e era uma grave afrontas ao Direito da Dignidade Humana, a crueldade do direito penal então foi questionada. O Abolicionismo não foi considerado uma nova escola penal, e sim uma movimentação, apoiada por diversos autores como: Nilo Batista, Zaffarone, Alagia, Sloker e outros demais. Afirmavam que o Direito Penal, não era eficiente, e